quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

08 de Janeiro de 2010 - Sexta-feira depois da Epifania

 
I João 5,5-13
E quem é que vence o mundo senão aquele que crê que Jesus é Filho de Deus? Este Jesus Cristo é Aquele que veio com água e com sangue; e não só com a água, mas com a água e com o sangue. E é o Espírito quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 
Pois são três os que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três coincidem no mesmo testemunho. Se aceitamos o testemunho dos homens, maior é o testemunho de Deus; e o testemunho de Deus está em que foi Ele a dar testemunho a respeito do seu Filho. 
Quem crê no Filho de Deus tem esse testemunho consigo. Quem não crê em Deus faz de Deus mentiroso, uma vez que não crê no testemunho que Deus deixou a favor do seu Filho. E este é o testemunho: Deus deu-nos a vida eterna, e esta vida está no seu Filho. Quem tem o Filho de Deus tem a vida; quem não tem o Filho também não tem a vida. 
Escrevi-vos estas coisas, a vós que credes no Nome do Filho de Deus, para que tenhais a certeza de ter convosco a vida eterna. 

Salmos 147,12-13.14-15.19-20
Glorifica, Jerusalém, o SENHOR; louva, Sião, o teu Deus. 
Ele reforçou os ferrolhos das tuas portas e abençoou os teus filhos dentro de ti; 
Ele estabeleceu a paz nas tuas fronteiras e saciou-te com a flor do trigo. 
Ele manda as suas ordens à terra, e a sua palavra corre velozmente; 
Ele revela os seus planos a Jacob, os seus preceitos e as suas sentenças a Israel. 
Não fez assim com nenhum outro povo, não lhes deu a conhecer os seus mandamentos. 


Evangelho segundo São Lucas 5,12-16
Encontrando-se Jesus numa das cidades, apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, caiu com a face por terra e dirigiu-lhe esta súplica: «Senhor, se quiseres, podes purificar-me.»  Jesus estendeu a mão e tocou-lhe, dizendo: «Quero, fica purificado.» E imediatamente a lepra o deixou. 
Ordenou-lhe, então, que a ninguém o dissesse; no entanto, acrescentou: «Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés ordenou, para lhe servir de prova.» 
A sua fama espalhava-se cada vez mais, juntando se grandes multidões para o ouvirem e para que os curasse dos seus males.
 Mas Ele retirava-se para lugares solitários e aí se entregava à oração. 

Comentário ao Evangelho do dia feito por 
São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero em Antioquia e posteriormente Bispo de Constantinopla, 
Doutor da Igreja 
Homilias sobre São Mateus, n.º 25, 1-3 (a partir da trad. Véricel, l'Evangile commenté, pp.100-101)
«Jesus estendeu a mão e tocou-lhe, dizendo: ‘Quero, fica purificado.’»
Jesus não disse simplesmente: «Quero, fica purificado.» Fez mais e melhor: «Estendeu a mão e tocou-lhe.» Este é um fato digno de atenção. Dado que podia curá-lo por um ato da Sua vontade e pela palavra, porque lhe tocou com a mão? Pela única razão de mostrar, quero crer, que não era inferior, mas superior à Lei; e também para mostrar que, dali em diante, nada é impuro para quem é puro [...]. A mão de Jesus não ficou impura no contato com o leproso; ao invés, o corpo do leproso ficou purificado pela santidade dessa Mão. Cristo veio não apenas para curar os corpos, mas para elevar as almas à santidade; Ele ensina-nos aqui a cuidarmos da nossa alma, a purificá-la, sem nos preocuparmos com abluções exteriores. A única lepra a temer é a da alma, isto é, o pecado [...].
Quanto a nós, devemos dar continuamente a Deus ações de graças. Agradeçamos-Lhe não apenas pelos bens que nos concedeu, mas ainda pelos que concedeu aos outros: poderemos assim destruir a inveja, manter e fazer crescer o nosso amor ao próximo [...].

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário