segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

18 de Janeiro de 2010 - Segunda-feira da 2ª Semana do Tempo Comum


I Samuel 15, 16-23
Samuel disse-lhe: «Cala-te! Vou dizer-te o que o Senhor me disse esta noite.» Saul respondeu: «Fala.» Samuel disse: «Apesar de te considerares pequeno, acaso não te tornaste chefe das tribos de Israel, e não te ungiu o Senhor rei de Israel? O Senhor enviou-te a essa expedição, dizendo: ‘Passa ao fio de espada esses amalecitas pecadores e combate contra eles até ao completo extermínio.’ Por que não ouviste a Sua voz e te lançaste sobre os despojos, fazendo o que desagrada ao Senhor?» 
Respondeu Saul a Samuel: «Eu obedeci à voz do Senhor, fui pelo caminho que Ele me traçou, trouxe Agag, rei dos amalecitas, e exterminei esse povo. O povo somente tomou dos despojos algumas ovelhas e bois, como primícias do que devia destruir, para sacrificá-los ao Senhor, teu Deus, em Guilgal.» 
Samuel replicou-lhe, então: «Porventura o Senhor Se compraz tanto nos holocaustos e sacrifícios como na obediência à Sua Palavra? A obediência vale mais do que os sacrifícios, e a submissão, mais do que a gordura dos carneiros. A desobediência é tão culpável como a superstição, e a insubmissão é como o pecado da idolatria. Visto, pois, que rejeitaste a palavra do Senhor, também Ele te rejeita e te tira a realeza!» 

Salmos 50 (49), 8-9.16-17.21.23 
Não te repreendo pelos teus sacrifícios, pois teus holocaustos estão sempre diante de Mim.
Não preciso do novilho do teu estábulo, nem dos cabritos de teus apriscos (...)
Ao pecador, porém, Deus diz: Por que recitas os Meus mandamentos, e tens na boca as palavras da Minha aliança?
Tu que aborreces Meus ensinamentos e rejeitas Minhas palavras?
Eis o que fazes, e Eu hei de Me calar? Pensas que Eu sou igual a ti? Não, mas vou te repreender e te lançar em rosto os teus pecados.
Honra-Me quem oferece um sacrifício de louvor; ao que procede retamente, a este Eu mostrarei a salvação de Deus.

Evangelho segundo São Marcos 2, 18-22 
Estando os discípulos de João e os fariseus a jejuar, vieram dizer-lhe: «Por que é que os discípulos de João e os dos fariseus guardam jejum, e os teus discípulos não jejuam?» Jesus respondeu: «Poderão os convidados para a boda jejuar enquanto o esposo está com eles? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar. Dias virão em que o esposo lhes será tirado; e então, nesses dias, hão de jejuar.» 
«Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, pois o pano novo puxa o tecido velho e o rasgão fica maior. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho romperá os odres e perde-se o vinho, tal como os odres. Mas, vinho novo, em odres novos.» 

 Comentário ao Evangelho do dia feito por 
Rupert de Deutz (c. 1075-1130), monge beneditino 
De la Trinité et de ses oeuvres, 42, Sur Isaïe, 2, 26

(a partir da trad. Sr. Isabelle de la Source, Lire la Bible, t. 6, p. 157 rev.)
«O Esposo está com eles»
«Com grande alegria rejubilei no Senhor e o meu coração exulta no meu Deus [...], como o noivo que cinge a fronte com o diadema, como noiva que se adorna com suas jóias» (Is 61, 10). Cabeça e membros, Esposo e Esposa, Cristo e a Igreja, somos um só corpo. De hoje em diante, brilhará para sempre no Cristo esposo a coroa do triunfo - Ele, minha Cabeça, que sofreu algum tempo, enquanto sobre mim, Sua Esposa, luzirão as jóias das Suas vitórias e das Suas graças.
«Assim como a terra produz os seus germens, e o jardim faz brotar as suas sementes, assim o Senhor Deus fará brilhar a justiça e os hinos diante de todas as nações» (Is 61, 11). Ele é o Esposo e eu, a Esposa; Ele é o Senhor Deus, eu Sua terra e Seu jardim; Ele é o jardineiro e eu, Seu campo. Aquele que, como Criador, é meu Senhor e meu Deus, é também meu jardineiro porque Se fez homem. [...] Assim como o jardineiro planta e rega, e Deus dá o incremento, assim também Aquele que é o Único plantará pela Sua humanidade e regará pelo anúncio da Boa Nova, dando o incremento pela Sua divindade, graças ao Seu Espírito. E eu, a Igreja, farei eclodir o gérmen da justiça, da fé e do louvor a Deus, não somente diante do povo judeu, mas diante de todas as nações. Elas verão as minhas boas obras (Jo 15, 1) lendo as palavras e as obras dos patriarcas e dos profetas, ouvindo a voz dos apóstolos, e acolhendo a sua luz; verão e acreditarão e glorificarão o Pai que está nos céus (Mt 5, 16).

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=readings&localdate=20100117
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=commentary&localdate=20100117
http://www.bibliacatolica.com.br/01/21/49.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário