segunda-feira, 26 de julho de 2010

26 de Julho de 2010 – Segunda-feira da 17ª Semana do Tempo Comum

Eclesiástico 44, 1.10-15
Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. A descendência deles mantém-se fiel às alianças, e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembléia vai celebrar o seu louvor.

Salmos 131
— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.
— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

“De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”

Evangelho segundo São Mateus 13, 16-17
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram.”

Toquemos, com a vida, o Senhor

Um dos maiores clássicos da literatura mundial, sem sombra de dúvidas, é “O Pequeno Príncipe”. E uma das frases célebres do pequeno príncipe é  a seguinte: “Vê bem quem vê com os olhos do coração, pois o essencial é invisível aos olhos“.
No Evangelho de hoje, nós nos deparamos, em parte, com aquilo que essa  grande obra nos apresenta, ou seja, que devemos aprender a ver tudo, a começar pelo Criador – que é Deus – com os olhos do coração. Deus se manifesta e se apresenta nas pequenas coisas do dia a dia.
Veremos o Senhor quando estivermos na visão beatífica, ou seja, no Céu; enquanto isso, somos convidados para contemplá-Lo a partir das Suas criaturas e nos fatos concretos da vida.
Jesus chama a atenção dos discípulos e a nossa, pois muitos, no passado – como os profetas – quiseram ter visto e tocado o Senhor e não puderam; nós, além de tocar e ver – com o sentido da fé – temos a graça de nos alimentarmos do próprio Deus, na Eucaristia. Devemos nos perguntar: Como se encontra nossa vida eucarística, que é muito mais que entrar na procissão da comunhão? Estamos fazendo uma experiência profunda com o Senhor em cada Eucaristia celebrada? Esta Eucaristia tem transformado nossa vida?
Outra forma de tocarmos o Senhor é quando tocamos os pobres, os doentes, os marginalizados, os sem vez e sem voz, a começar por aqueles que tão perto de nós se encontram. Tocamos o Senhor quando exercemos as obras de misericórdia – corporal e espiritual. Como temos de sair de dentro de nós e irmos ao encontro dos outros, dando de comer a quem tem fome; dando de beber a quem tem sede; vestindo os nus, visitando os enfermos e encarcerados; tendo paciência com os outros; rezando pela conversão dos pecadores; instruindo os ignorantes, e tantas outras práticas caridosas.
Quantas oportunidades temos para a nossa santificação; quantas oportunidades temos de crescer na fé e nas obras de caridade; quantas oportunidades temos de viver e saborear os sacramentos – principalmente a Eucaristia e a Reconciliação! Para dizer, quantos gostariam de ter o que temos e, muitas e muitas vezes, não valorizamos. Esta palavra de Jesus nos chama profundamente a uma conscientização.
Se formos para os extremos do nosso Brasil – e do mundo – territorialmente falando – quantos gostariam de ter o que temos no que se refere às graças e oportunidades para vivermos uma comunhão com o Senhor. Nos lugares onde a Eucaristia e os demais sacramentos tornam-se raríssimos pela falta de ministros ordenados. Como estas pessoas gostariam de ter o que temos: o Cristo vivo a partir da Palavra e do Seu Corpo e Sangue na Eucaristia.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

Fontes:
http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/index.php?dia=26&mes=7&leitura=3
http://blog.cancaonova.com/homilia/2010/07/26/

Nenhum comentário:

Postar um comentário