quarta-feira, 14 de julho de 2010

15 de Julho de 2010 – Quinta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum

Isaías 26, 7-9.12.16-19
O caminho do justo é reto; é o Senhor quem prepara o caminho do justo. Seguindo os caminhos dos teus desejos, SENHOR, esperamos em ti. E com que ansiedade pronunciamos o teu nome e nos lembramos de ti! 
A minha alma suspira por ti de noite, e do mais profundo do meu espírito, eu te procuro pela manhã, porque quando exerces sobre a terra os teus julgamentos, os habitantes do mundo aprendem a justiça. 
SENHOR, dá-nos a paz, porque és Tu que realizas todos os nossos empreendimentos. 
SENHOR, na tribulação, nós recorríamos a ti, quando a força do teu castigo nos abatia. 
Como a mulher grávida, prestes a dar à luz, se torce e grita nas suas dores, assim éramos nós na tua presença, SENHOR. 
Nós concebemos, sofremos dores de parto, e o que demos à luz foi vento. Não demos a salvação ao nosso país, nem nasceram novos habitantes na terra.
 
Os teus mortos reviverão, os seus cadáveres ressuscitarão. Despertai e rejubilai vós que jazeis no sepulcro! Pois o teu orvalho é um orvalho de luz, que fará renascer os que não passavam de sombras. 

Salmos 102 (101), 13-21
Tu, porém, SENHOR, permaneces para sempre
e o teu nome será lembrado por todas as gerações. 
Levanta-te, tem piedade de Sião;
já é tempo de o perdoares. 
Os teus servos amam as suas pedras,
sentem pena das suas ruínas. 
Os povos honrarão, SENHOR, o teu nome,
e todos os reis da terra, a tua majestade. 
Quando o SENHOR reconstruir Sião
e manifestar a sua glória, 
há de voltar-se para a oração do indigente
e não desprezará as suas súplicas. 
Escrevam-se estas coisas para as gerações futuras,
e os que hão de nascer louvarão o SENHOR. 
O SENHOR observa do alto do seu santuário;
lá do céu, Ele olha para a terra, 
para escutar os gemidos dos cativos
e livrar os condenados à morte. 

Evangelho segundo São Mateus 11, 28-30
«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.» 

Comentário ao Evangelho do dia feito por 
Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, Doutora da Igreja 
Oração para alcançar a humildade, Oração nº 20
«Tomai sobre vós o Meu jugo»
Oh Jesus, quando fostes viajante neste mundo, dissestes: aprendei de Mim, que «sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito». Oh poderoso monarca dos céus, sim, a minha alma encontra descanso ao ver-Vos, revestido com a forma e a natureza do escravo (Fil 2, 7), abaixar-Vos a ponto de lavardes os pés aos apóstolos. Recordo-me então das palavras que proferistes para me ensinar a praticar a humildade: «Dei-vos o exemplo, para que façais como Eu fiz. Se compreenderdes isto, sereis felizes se o praticardes» (Jo 13, 15-17). Compreendo-as, Senhor, estas palavras saídas do Vosso coração manso e humilde, e desejo praticá-las, com o auxílio da Vossa graça.
Desejo abaixar-me humildemente e submeter a minha vontade à das minhas irmãs, em nada as contrariando, sem verificar se têm o direito de mandar em mim. Ninguém tinha o direito de mandar em Vós, meu Bem-Amado, e contudo Vós obedecestes, não apenas à Santíssima Virgem e a São José, mas também aos Vossos carrascos. Agora, é na hóstia que Vos vejo assumir o cúmulo do Vosso aniquilamento. Que humildade a Vossa, oh Divino Rei da Glória! [...] Oh meu Bem-Amado, sob o véu da branca hóstia, que manso e humilde de coração Vos mostrais! [...] Oh Jesus, manso e humilde de coração, tornai o meu coração semelhante ao Vosso!

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário