segunda-feira, 19 de julho de 2010

20 de Julho de 2010 – Terça-feira da 16ª Semana do Tempo Comum

Miquéias 7, 14-15.18-20
Apascenta com o cajado o teu povo, o rebanho da tua herança, os que habitam isolados nas florestas no meio dos prados. Sejam eles apascentados em Basan e Guilead, como nos dias antigos. Mostra-nos os teus prodígios, como nos dias em que nos tiraste do Egito.
Qual é o Deus que, como Tu, apaga a iniqüidade e perdoa o pecado do resto da sua herança? Não se obstina na sua cólera, porque prefere a bondade. Uma vez mais, terá compaixão de nós, apagará as nossas iniqüidades e lançará os nossos pecados ao fundo do mar. Mostrarás a tua fidelidade a Jacó, e a tua bondade a Abraão, como juraste a nossos pais, desde os tempos antigos.

Salmos 85 (84), 2-8
SENHOR, Tu abençoaste a tua terra;
restauraste a prosperidade de Jacó.
Perdoaste as culpas do teu povo,
esqueceste todas as suas faltas;
acalmaste a tua indignação,
dominaste o furor da tua ira.
Volta-te para nós, ó Deus, nosso salvador,
afasta de nós a tua indignação!
Estarás para sempre indignado contra nós,
ou irás prolongar pelos séculos o teu furor?
Não tornarás a nos dar a vida,
para que o teu povo se alegre em ti?
Mostra-nos, SENHOR, a tua misericórdia,
concede-nos a tua salvação.

Evangelho segundo São Mateus 12, 46-50
Estava Ele ainda a falar à multidão, quando apareceram sua mãe e seus irmãos, que, do lado de fora, procuravam falar-lhe. Disse-lhe alguém: «A tua mãe e os teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.» Jesus respondeu ao que lhe falara: «Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?»
E, indicando com a mão os discípulos, acrescentou: «Aí estão minha mãe e meus irmãos; pois, todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está no Céu, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»

Comentário ao Evangelho do dia feito por
São [Padre] Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho GC, 21; AdFP,563; GC, 24 (a partir da trad. Une Pensée, Médiaspaul 1991, p. 50)
«Todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai que está no Céu,
esse é que é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe»
Maria, a Mãe de Jesus, sabia bem que seria através da morte do seu Filho que a Redenção se deveria completar; e, no entanto, também ela chorou e sofreu, e quanto!
Se o Senhor Se vos manifestar, dai-Lhe graças; e se Ele Se esconder, fazei o mesmo; tudo isso é um jogo de amor. Que a Virgem Maria, na sua bondade, continue a alcançar-vos, da parte do Senhor, a graça de suportar sem vacilar as numerosas provas de amor que Ele vos dá. Desejo que chegueis ao ponto de morrer com Ele na cruz e que, com Ele, possais gritar: «Tudo está consumado».
Que Maria transforme em alegria todos os sofrimentos da tua vida.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário