sexta-feira, 19 de novembro de 2010

19 de Novembro de 2010 – Sexta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum

Apocalipse 10, 8-11
Depois, a voz do céu, que eu tinha ouvido antes, falou-me de novo: «Vai, toma o livro aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e sobre a terra.» Aproximei-me do anjo e pedi-lhe para me entregar o livrinho. Ele disse-me: «Toma e come-o. Ele vai amargar-te nas entranhas, mas, na tua boca, será doce como mel.»
Tomei o livrinho das mãos do anjo e comi-o: na minha boca era doce como mel; mas, depois de comê-lo, as minhas entranhas encheram-se de amargura. Depois, disseram-me: «É necessário que continues a profetizar contra muitos povos, nações, línguas e reinos.»
         
Salmos 119, 14.24.72.103.111.131
Alegro-me mais em seguir as tuas ordens,
do que em possuir qualquer riqueza.
Os teus preceitos são as minhas delícias;
são eles os meus conselheiros.
Prezo mais a lei da tua boca
do que milhões em ouro e prata.
Como são doces, ao meu paladar,
as tuas palavras!
Mais doces do que o mel
para a minha boca.
As tuas ordens são a minha herança
para sempre, porque elas
alegram o meu coração.
Abro, com avidez, a minha boca,
porque tenho fome
dos teus mandamentos.

Evangelho segundo São Lucas 19, 45-48
Depois, entrando no templo, começou a expulsar os vendedores. E dizia-lhes: «Está escrito: A minha casa será casa de oração; mas vós fizestes dela um covil de ladrões.»
Ensinava todos os dias no templo, e os sumos sacerdotes e os doutores da Lei, assim como os chefes do povo, procuravam matá-lo. Não sabiam, porém, como proceder, pois todo o povo, ao ouvi-lo, ficava suspenso dos seus lábios.

Comentário ao Evangelho do dia:
Santo Inácio de Antioquia 
(?-c. 110), bispo e mártir
Carta aos Efésios, 3-4, 9
«Está escrito: a Minha casa será casa de oração»
Exorto-vos a proceder segundo o pensamento de Deus. Pois Jesus Cristo, o indefectível princípio da nossa vida, é o pensamento do Pai. Do mesmo modo, os bispos, estabelecidos até aos confins da terra, estão no pensamento de Jesus Cristo. Convém, pois, proceder segundo o pensamento do vosso bispo. É, aliás, o que fazeis. O conjunto dos vossos sacerdotes, verdadeiramente dignos de Deus, está ligado ao bispo como as cordas o estão à cítara. Assim, na conformidade dos vossos sentimentos e na harmonia da vossa caridade, cantais Jesus Cristo. Que cada um de vós se torne membro deste coro para que, na harmonia da vossa conformidade e no tom de Deus, canteis na unidade de uma só voz os louvores do Pai, por Jesus Cristo. [...]
Vós sois as pedras do templo do Pai, talhadas para o edifício que Deus Pai construiu, que se eleva até ao cimo pelo instrumento de Jesus Cristo, que é a Sua cruz, servindo-vos como cabo do Espírito Santo. A vossa fé atrai-vos para o alto, e a caridade é o caminho que vos eleva até Deus. Sois também companheiros de caminho, portadores de Deus e do Seu templo, portadores de Cristo, levando os objetos sagrados, ornados em tudo com os preceitos de Jesus Cristo. Convosco, vivo na alegria [...]; regozijo-me convosco pelo fato de que, vivendo uma vida nova, amais apenas a Deus.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário