domingo, 6 de junho de 2010

07 de Junho de 2010 – Segunda-feira da 10ª Semana do Tempo Comum


I Reis 17, 1-6
Elias , o tisbita, habitante de Guilead, disse a Acab: «Pela vida do Senhor, Deus de Israel, a quem eu sirvo, não cairá orvalho nem chuva nestes anos senão à minha ordem.» 
A palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: «Vai-te daqui, dirige-te para Oriente e esconde-te na torrente de Querit, que fica em frente do Jordão. Beberás da torrente, e Eu já ordenei aos corvos que te levem lá de comer.» 
Então ele partiu segundo a palavra do Senhor e foi morar junto à margem do Querit, em frente do Jordão. Os corvos traziam-lhe pão e carne, de manhã e de tarde, e ele bebia água da torrente. 

Salmos 121 (120), 1-8
Levanto os olhos para os montes:
de onde me virá o auxílio? 
Meu auxílio vem do SENHOR
que fez o céu e a terra. 
Ele não deixará que vacilem os teus pés;
aquele que te guarda, não dormirá. 
Pois não há de dormir nem dormitar,
aquele que guarda Israel. 
SENHOR é quem te guarda
e está a teu lado.
Ele é a tua proteção. 
Sol não te fará mal durante o dia,
nem a Lua, durante a noite. 
SENHOR te protege de todo o mal
e vela pela tua vida. 
SENHOR te protege nas tuas idas e vindas,
agora e para sempre. 

        Evangelho segundo São Mateus 5, 1-12
Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo: 
«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. 
Felizes os que choram, porque serão consolados. 
Felizes os mansos, porque possuirão a terra. 
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 
Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. 
Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o gênero de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.» 

Comentário do dia
Cromácio de Aquiléia (?-407), Bispo 
Sermão 39 ; CCL 9A, 169-170
«É que a Lei foi dada por Moisés,
mas a graça e a verdade vieram-nos por Jesus Cristo» (Jo 1, 17)
É bom que a nova lei seja proclamada numa montanha, uma vez que a lei de Moisés nos foi dada numa montanha. Uma é composta por dez mandamentos, destinados a formar os homens, tendo em vista a sua conduta na vida presente; a outra consiste em oito bem-aventuranças, porque conduz aqueles que a seguem até a vida eterna e à pátria celeste.
«Felizes os mansos, porque possuirão a terra.» Portanto, é necessário ser manso, pacífico na alma e sincero de coração. O Senhor mostra claramente que o mérito dos que o são não é pequeno, quando diz: «Possuirão a terra». Trata-se, sem dúvida nenhuma, desta terra da qual está escrito: «Creio, firmemente, vir a contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos» [Sl 27 (26), 13]. A herança dessa terra é a imortalidade do corpo e a glória da ressurreição eterna. Porque a mansidão ignora o orgulho, não conhece a jactância, desconhece a ambição. Além disso, não é sem razão que, noutra ocasião, o Senhor exorta os seus discípulos dizendo: «Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito» (Mt 11, 29).
«Felizes os que choram, porque serão consolados.» Não os que choram a perda do que lhes é querido, mas os que choram os seus pecados, lavam-se das suas faltas com lágrimas e, certamente, aqueles que choram a iniqüidade deste mundo, ou deploram as faltas dos outros.


Fontes :

Nenhum comentário:

Postar um comentário