terça-feira, 12 de outubro de 2010

12 de Outubro de 2010 – Terça-feira da 28ª Semana do Tempo Comum – Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil

Comemoramos hoje a Solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada no Rio Paraíba pelos pescadores da região no ano de 1717, o vigário de Guaratinguetá na ocasião era o Padre José Alves Vilela (1715 a 1745). 

No início, a pequena imagem da Senhora da Conceição foi levada para a casa de um dos pescadores, Filipe Cardoso. Em 1737, foi edificada num oratório e prestavam-lhe culto os moradores das redondezas. Em 1745 foi construída uma igreja em sua homenagem. Em 24 de Junho de 1888, o templo foi solenemente benzido e, hoje, é chamado de "basílica velha". A monumental basílica atual foi consagrada pelo Papa João Paulo II no dia 04 de Julho de 1980. 

Desde os primeiros cultos dedicados a Nossa Senhora pelos pescadores (oração do terço e outras devoções) até nossos dias, os peregrinos jamais cessaram de depositar aos pés da Virgem Aparecida as suas súplicas, dores, sofrimentos e alegrias. 

Foi em 28 de outubro de 1894, como padres capelães e missionários de Nossa Senhora Aparecida, que chegaram os primeiros padres e irmãos redentoristas, vindos da Baviera, a convite pessoal de Dom Joaquim Arcoverde, então Bispo de São Paulo. Daí em diante os filhos de Santo Afonso têm prestado assistência religiosa às multidões de romeiros que visitam o Santuário. Atualmente, são milhões os romeiros que se dirigem à cidade de Aparecida do Norte, a fim de agradecer e pedir graças.

Os triunfos da "Senhora Aparecida" começaram com as romarias paroquiais e diocesanas. A primeira realizou-se a 08 de Setembro de 1900, com 1.200 peregrinos vindos de trem, de São Paulo, com o seu bispo. Hoje os romeiros são milhões vindos de todo Brasil e dos países vizinhos. No dia 08 de Setembro de 1904, na presença do Núncio Apostólico, de 12 bispos e de uma grande multidão de peregrinos do Rio, São Paulo e das cidades do Vale do Paraíba, o bispo de São Paulo, Dom José Camargo Barros, coroou solenemente a veneranda Imagem com a preciosa coroa oferecida pela Princesa Isabel. No ano de 1929, no encerramento do Congresso Mariano, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada a Rainha do Brasil, sob invocação de Aparecida.

Foi em 31 de Maio de 1931 que a imagem aparecida foi levada ao Rio para que, diante dela, Nossa Senhora recebesse as homenagens oficiais de toda a nação, estando presente também o Presidente da República, Getúlio Vargas. Nossa Senhora foi aclamada então por todos "RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL". A devoção do povo brasileiro a Nossa Senhora, a peregrinação da Padroeira por toda a Pátria, a abertura de vias rápidas de condução e uma equipe especializada de sacerdotes e irmãos coadjutores puseram a Aparecida entre os maiores centros de peregrinação do mundo.


Gálatas 5, 1-6

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes, e não vos sujeiteis outra vez ao jugo da escravidão. Reparai, sou eu, Paulo, que vo-lo digo: se vos circuncidardes, Cristo de nada vos servirá. Uma vez mais o atesto a todo o homem que se circuncida: fica obrigado a cumprir toda a Lei. 
Tornastes-vos uns estranhos para Cristo, vós os que pretendeis ser justificados pela Lei; abandonastes a graça. Porque nós, é em virtude da fé, pelo Espírito, que aguardamos a justiça que esperamos. Pois, em Cristo, nem a circuncisão vale alguma coisa, nem a incircuncisão, mas sim a fé que atua pelo amor. 

Salmos 119, 41.43-45.47-48
Desça sobre mim, SENHOR, a tua bondade;
salva-me, segundo a tua promessa! 
Não me tires da boca a palavra da verdade,
porque pus a minha esperança nas tuas sentenças. 
Assim, cumprirei continuamente
a tua lei, para todo o sempre. 
Andarei seguro no meu caminho,
porque busquei as tuas instruções. 
Deleito-me nos teus mandamentos,
 que muito amo. 
Levanto as mãos para os teus mandamentos
 e meditarei nas tuas leis.

Evangelho segundo 
São Lucas 11, 37-41
Mal Jesus tinha acabado de falar, um fariseu convidou-o para almoçar na sua casa; Ele entrou e pôs-se à mesa. O fariseu admirou-se de que Ele não se tivesse lavado antes da refeição. O Senhor disse-lhe: “Vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e de maldade. 
Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que possuís, e para vós tudo ficará limpo.” 

Comentário ao Evangelho do dia feito por 
São João da Cruz (1542-1591) 
Carmelita, Doutor da Igreja  Ditos de luz e amor, n.º 26 in OC, edições Carmelo 2005, p. 88
«Deus fez também o interior [...] e para vós tudo ficará limpo»
Oração da Alma Enamorada
Senhor Deus, Amado da minha alma!
Se ainda Vos recordais dos meus pecados para não me fazeres o que vos tenho andado a pedir,
fazei neles, meu Deus, a Vossa vontade, pois é o que eu mais quero;
fazei sentir a Vossa bondade e misericórdia e neles sereis reconhecido.
E se estais à espera das minhas obras
para atenderdes o meu pedido,
dai-mas Vós e realizai-as por mim,
bem como as penas que quiserdes aceitar, e faça-se. [...]
Quem  se poderá livrar destes modos e baixos termos
se não sois Vós, meu Deus, a erguê-lo para Vós em pureza de amor?
Como se elevará até vós o homem gerado e criado em baixezas,
se não sois Vós, Senhor, a deitar-lhe a mão com que o fizestes?
Meu Deus, não me ireis roubar o que me destes
um dia no vosso único Filho, Jesus Cristo,
no qual me destes tudo quanto quero;
por isso, espero e confio em que não tardarás.
E por quê tanta demora,
se já podes amar a Deus no teu coração?
Os céus são meus e a terra é minha. Os povos são meus; meus sãos os justos e os pecadores.
Os anjos são meus, a mãe de Deus é minha, e minhas são todas as coisas.
O próprio Deus é meu e para mim, e minhas são todas as coisas.
O próprio Deus é meu e para mim, porque Cristo é meu e todo para mim (cf I Cor 3, 22-23).
Então, que pedes e procuras alma minha? Tudo isto é teu e para ti.
Não te rebaixes nem olhes às migalhas que caem da mesa do teu Pai.
Sai para fora e gloria-te na tua glória; esconde-te nela e goza,
pois alcançarás o que o teu coração deseja.

                                                                              

Fontes:

http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20101012&id=11033&fd=0

http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=readings&localdate=20101012

http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=commentary&localdate=20101012

http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=75780&language=PT&img=&sz=full

http://www.terranobre.com.br/imagens/upload/turismo_virtual/aparecida-bas%C3%ADlica-velha.JPG

http://www.lfturismo.com.br/default2.asp?active_page_id=76

http://craft-addicts.net/aparecida-do-norte-brazil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário