sexta-feira, 1 de outubro de 2010

02 de Outubro de 2010 – Sábado da 26ª Semana do Tempo Comum – Santos Anjos da Guarda – Memória

Êxodo 23, 20-23
Eis que Eu envio um anjo diante de ti, para te guardar no caminho e para te fazer entrar no lugar que Eu preparei. Mantém-te atento na sua presença e escuta a sua voz. Não lhe causes amargura, porque ele não suportará a vossa transgressão, porque está nele a minha autoridade.
Mas se escutares a sua voz e se fizeres tudo o que Eu falar, Eu serei inimigo dos teus inimigos e serei adversário dos teus adversários, pois o meu anjo caminhará diante de ti e te fará entrar na terra do amorreu, do hitita, do perizeu, do cananeu, do heveu e do jebuseu, e Eu exterminá-lo-ei.

Salmos 91 (90), 1-6.10-11
Aquele que habita 
sob a proteção do Altíssimo
e mora à sombra do Onipotente,
pode exclamar: 
"SENHOR, Tu és o meu refúgio,
a minha cidadela, o meu Deus, 
em quem confio!"
Ele há de livrar-te 
da armadilha do caçador
e do flagelo maligno.
Ele te cobrirá com as suas penas;
debaixo das suas asas 
encontrarás refúgio;
a sua fidelidade 
é escudo e couraça.
Não temerás 
o terror da noite,
nem da seta 
que voa de dia,
nem da peste 
que se alastra 
nas trevas,
nem do flagelo que mata em pleno dia.
Por isso, nenhum mal te acontecerá,
nenhuma epidemia chegará à tua tenda.
É que Ele deu ordens aos seus anjos,
para que te guardem em todos os teus caminhos.

Evangelho segundo São Mateus 18, 1-5.10
Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: «Quem é o maior no Reino do Céu?» Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu.
Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu. Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que recebe. Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu.»
 
Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense 
e Doutor da Igreja 12º sermão para o Salmo 90
«Tomar-te-ão nas palmas das mãos» (Sl 90, 12)
«Ele deu ordens aos Seus anjos para te protegerem em todos os caminhos» (Sl 90, 11). O respeito que esta palavra não deve inspirar-te pela presença do teu anjo! A confiança que não deve suscitar em ti veres que Deus tem o cuidado de te proteger! Presta especial atenção a tudo o que fazes, porque os anjos estão presentes em todos os teus atos, como Deus lhes ordenou. Para onde quer que vás, em qualquer recanto onde te encontres, tem sempre uma grande devoção ao teu anjo da guarda. [...] Duvidas de que este espírito que não vês esteja presente a tudo o que fazes? O respeito que não terias por ele se o ouvisses, se lhe tocasses, se o sentisses perto de ti!
Toma bem consciência de que não é apenas a vista que nos garante a presença das coisas; nem tudo o que está presente e é corpóreo pode ser captado pela vista. Quanto mais não estarão os seres espirituais distanciados do alcance dos nossos sentidos, não podendo ser procurados nem encontrados senão por meios espirituais! Assim, pois, se interrogares a fé, ela dar-te-á a certeza de que o teu anjo está sempre na tua presença porque, segundo o apóstolo, a fé é uma prova e uma convicção das realidades que não se vêem (Hb 11, 1). Tem, pois, a certeza de que os nossos anjos estão sempre presentes, não apenas conosco, mas para nós. Eles encontram-se perto de nós para nos protegerem e nos servirem.
Que darás, pois, ao Senhor por tudo aquilo que Ele te deu? (Sl 115, 12). A Ele apenas a honra e a glória, pois foi Ele que ordenou aos Seus anjos que nos guardassem; foi Ele que no-los deu; e só Dele pode provir todo o dom perfeito (Tg 1, 17).

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=readings&localdate=20101002
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=commentary&localdate=20101002

Nenhum comentário:

Postar um comentário