segunda-feira, 20 de setembro de 2010

21 de Setembro de 2010 – Terça-feira da 25ª Semana do Tempo Comum – São Mateus, Apóstolo e Evangelista – Festa

Efésios 4, 1-7.11-13
Eu, o prisioneiro no Senhor, exorto-vos, pois, a que procedais de um modo digno do chamamento que recebestes; com toda a humildade e mansidão, com paciência: suportando-vos uns aos outros no amor, esforçando-vos por manter a unidade do Espírito, mediante o vínculo da paz.
Há um só Corpo e um só Espírito, assim como a vossa vocação vos chamou a uma só esperança; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por todos e permanece em todos. Mas, a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo. E foi Ele que a alguns constituiu como Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, em ordem a preparar os santos para uma atividade de serviço, para a construção do Corpo de Cristo, até que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao homem adulto, à medida completa da plenitude de Cristo.

Salmos 19 (18), 2-5
Os céus proclamam a glória de Deus;
o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Um dia passa ao outro esta mensagem
e uma noite dá conhecimento à outra noite.
Não são palavras nem discursos
cujo sentido se não perceba.
O seu eco ressoou por toda a terra,
e a sua palavra, até aos confins do mundo.
Deus fez, lá no alto,
uma tenda para o Sol.

Evangelho segundo São Mateus 9, 9-13
Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me!» E ele levantou se e seguiu-o. Encontrando-se Jesus à mesa em sua casa, numerosos cobradores de impostos e outros pecadores vieram e sentaram-se com Ele e seus discípulos.
Os fariseus, vendo isto, diziam aos discípulos: «Por que é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?» Jesus ouviu-os e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»

Comentário do dia
Santo Irineu de Lyon (v. 130-v. 208), bispo, teólogo e mártir Contra as heresias (Contre les hérésies),
III, 11,8 ; 9,1 (trad. Bouchet, Lectionnaire, p.493)
Uma das primeiras atestações históricas dos Evangelistas
Os Apóstolos foram até os confins da Terra, proclamando a Boa Nova dos benefícios que Deus nos envia e anunciando aos homens a paz do Céu (Lc 2,14), eles que possuíam, todos igualmente e cada um em particular, a Boa Nova de Deus. Mateus precisamente junto aos hebreus, fez surgir no seu próprio idioma uma forma escrita de Evangelho, enquanto Pedro e Paulo evangelizavam Roma e ali fundavam a Igreja. Após a morte deles, Marcos, o discípulo e intérprete de Pedro (I Pd 5,13), nos transmitiu, também ele por escrito, a pregação de Pedro. Da mesma forma Lucas, companheiro de Paulo, deixou-nos num livro o Evangelho pregado por este último. Em seguida, João, discípulo do Senhor, o mesmo que repousara sobre Seu peito (Jo 13,25), também publicou um Evangelho durante sua estada em Éfeso.
Mateus, no seu Evangelho, nos conta sobre a genealogia do Cristo como Homem: Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó. Jacó gerou Judá e seus irmãos. (...)” (Mt 1,1-18). Este Evangelho apresenta Cristo sob a Sua forma humana; eis por que, nele, o Cristo é sempre animado por sentimentos de humildade e continua a ser um homem manso. O apóstolo Mateus conhece apenas o único e mesmo Deus que prometera a Abraão multiplicar sua descendência como as estrelas do céu (Gn 15,5) e que, por meio de Seu Filho, Jesus Cristo, nos chamou do culto das pedras ao Seu conhecimento (Mt 3,9), de modo que (Ele mesmo disse) Chamarei meu povo ao que não era meu povo, e amada a que não era amada” (Os 2,25 ; Rm 9,25).

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes :
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=readings&localdate=20100920

Nenhum comentário:

Postar um comentário