terça-feira, 17 de agosto de 2010

16 de Agosto de 2010 – Segunda-feira da 20ª Semana do Tempo Comum

Ezequiel 24, 15-24
Foi-me dirigida a palavra do SENHOR, nestes termos: "Filho de homem, vou tirar-te de repente aquela que é a alegria dos teus olhos; mas tu não deverás lamentar-te, nem chorar, nem derramar lágrimas. Suspira em silêncio, não guardes o luto habitual pelos defuntos; conserva o turbante na cabeça, calça as sandálias, não cubras o rosto e não comas pão ordinário."
Falei ao povo na parte da manhã. À tarde, minha mulher morria; e eu, na manhã do dia seguinte, fiz como me tinha sido ordenado. E o povo disse-me: "Não queres dizer-nos o que significa para nós aquilo que fizeste?" E eu respondi-lhes: "A palavra do SENHOR foi-me dirigida nestes termos: Diz à casa de Israel: 'Assim fala o Senhor DEUS: Eis que vou profanar o meu santuário, o orgulho da vossa força, as delícias dos vossos olhos e a paixão das vossas vidas. Os vossos filhos e filhas que deixastes cairão ao fio da espada. Então, fareis o que Eu fiz. Não cobrireis o vosso rosto e não comereis pão ordinário.
Com o turbante na cabeça e as sandálias calçadas, não vos lamentareis e não chorareis; mas consumir-vos-eis nas vossas iniqüidades e gemereis uns para os outros. Ezequiel será para vós um sinal: fareis como ele fez, quando isto acontecer. Então, reconhecereis que Eu sou o Senhor DEUS’.”

Deuteronômio 32, 18-21
Desprezaste o Rochedo que te gerou,
e esqueceste o Deus que te formou.
O Senhor viu isso e irritou-se,
provocado por seus filhos e filhas.
E disse: “Vou esconder deles a minha face,
verei qual será o seu futuro,
porque eles são uma geração rebelde,
filhos em quem não se pode confiar.
Fazem-me ciúmes com o que não é Deus,
irritam-me com seus ídolos vãos.
Eu é que lhes farei ciúmes
com um que não é povo,
com uma nação insensata os irritarei.”

Evangelho segundo São Mateus 19, 16-22
Aproximou-se dele um jovem e disse-lhe: «Mestre, que hei de fazer de bom, para alcançar a vida eterna?» Jesus respondeu-lhe: «Por que me interrogas sobre o que é bom? Bom é um só. Mas, se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos.» «Quais?» perguntou ele. Retorquiu Jesus: «Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe; e ainda: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.»
Disse-lhe o jovem: «Tenho cumprido tudo isto; que me falta ainda?» Jesus respondeu: «Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.» Ao ouvir isto, o jovem retirou-se contristado, porque possuía muitos bens.

Comentário ao Evangelho do dia feito por
São João da Cruz (1542-1591), carmelita, Doutor da Igreja Conselhos e máximas, 169-175 (trad. OC, Cerf 1990, p. 288)
«Vem e segue-Me»
Quanto mais te separares das coisas terrenas, mais te aproximarás das coisas do céu e mais riquezas em Deus encontrarás.
Aquele que souber morrer para tudo, encontrará vida em tudo.
Separa-te do mal, faz o bem, procura a paz (Sl 33, 15).
Aquele que se queixa ou que murmura não é perfeito e nem sequer é bom cristão.
Aquele que se esconde no seu próprio vazio e sabe abandonar-se a Deus é humilde.
Aquele que sabe suportar o próximo e suportar-se a si mesmo é doce.
Se queres ser perfeito, vende a tua vontade e dá-a aos pobres de espírito. Em seguida vira-te para Cristo, para obteres d'Ele a doçura e a humildade, e segue-O até ao calvário e ao sepulcro.

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=readings&localdate=20100816
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=commentary&localdate=20100816

Nenhum comentário:

Postar um comentário