quarta-feira, 12 de maio de 2010

13 de Maio de 2010 – Quinta-feira da 6ª Semana da Páscoa – Nossa Senhora de Fátima (Festa)




Rogações ou Ladainhas
As Rogações eram tradicionalmente vividas sob a forma de uma procissão seguida de missa, durante os três dias que precediam a Ascensão. Os fiéis rezavam a ladainha de todos os santos, para obterem o favor e a bênção de Deus para os trabalhos, para as colheitas, para os acontecimentos. Na sociedade contemporânea que se urbaniza, as Rogações praticamente desapareceram.

Cf.Exultet (Enciclopédia Prática da Liturgia)




Atos dos Apóstolos 18, 1-8
Naqueles dias, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles.  E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas –, Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.
Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos.”
Então, saindo dali, Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo. 



Salmo (Salmos 97)
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação,
e às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel
pela casa de Israel.
— Os confins do universo
contemplaram a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai

Evangelho segundo São João 16, 16-20
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.” Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”
Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer.” Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’ Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.” 


Comentário ao Evangelho:
"Vós ficais tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria."
A tristeza e a alegria se encontram provocadas, respectivamente, pela partida e pelo retorno de Jesus. O “pouco” que separa as duas é, no primeiro caso, o tempo anterior à morte de Jesus e, no segundo caso, o tempo posterior a elas, caracterizado pela visão pascal.
 Na vida, há momentos de luz e de sombras: às vezes, tudo parece claro; outras vezes, não se vê bem quase nada. Nossa fé passa também por períodos contrastantes que até se alternam num ciclo de presença e de ausência. Trata-se de uma pedagogia da vida, do próprio mistério de Deus que Se dá a conhecer, mas nos indica que Ele Se ausenta sem deixar de estar presente.
Esse aparente paradoxo traz consigo uma possibilidade de nos fazer crescer na fé. Nossa fé deve corresponder a um crescimento contínuo em busca das exigências mais íntimas do nosso ser. Para quem crê, não é difícil descobrir a misteriosa, mas real, presença de Cristo entre nós com todo o Seu mistério revelado na Sua vida visível.


Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20100513&id=116&fd=1
Diário Bíblico 2010, Editora Ave-Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário