sexta-feira, 7 de maio de 2010

08 de Maio de 2010 - Sábado da 5ª Semana da Páscoa

Atos dos Apóstolos 16, 1-10
Paulo chegou em seguida a Derbe e, depois, a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente e de pai grego, que era muito estimado pelos irmãos de Listra e de Icônio. Paulo resolveu levá-lo consigo e, tomando-o, circuncidou-o, por causa dos judeus existentes naquelas regiões, pois todos sabiam que o pai dele era grego. Nas cidades por onde passavam, transmitiam e recomendavam aos irmãos que cumprissem as decisões tomadas pelos Apóstolos e pelos Anciãos de Jerusalém. Dessa forma, as igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número, de dia para dia. 
Paulo e Silas atravessaram a Frígia e o território da Galácia, pois o Espírito Santo impediu-os de anunciar a Palavra na Ásia. Chegando à fronteira da Mísia, tentaram dirigir-se à Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. Atravessaram, então, a Mísia e desceram para Trôade. 
Ora, durante a noite, Paulo teve uma visão: um macedônio estava de pé diante dele e fazia-lhe este pedido: «Passa à Macedônia e vem ajudar-nos!» Logo que Paulo teve esta visão, procuramos partir para a Macedônia, persuadidos de que Deus nos chamava, para aí anunciar a Boa Nova. 

Salmos 100, 2.3.5
Servi ao SENHOR com alegria,
vinde à sua presença com cânticos de júbilo!
Sabei que o SENHOR é Deus;
foi Ele quem nos criou e nós lhe pertencemos,
somos o seu povo
e as ovelhas do seu rebanho.
O SENHOR é bom!
O seu amor é eterno!
É eterna a sua fidelidade!

Evangelho segundo São João 15, 18-21
“Se o mundo vos odeia, reparai que, antes que a vós, me odiou a mim. Se viésseis do mundo, o mundo amaria o que é seu; mas, como não vindes do mundo, pois fui Eu que vos escolhi do meio do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 
Lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é mais que o seu senhor. Se me perseguiram a mim, também vos hão de perseguir a vós. Se cumpriram a minha palavra, também hão de cumprir a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa de mim, porque não reconhecem aquele que me enviou.”


Comentário ao Evangelho do dia feito por 
São Cipriano (c. 200-258),
Bispo de Cartago e mártir 
Carta 56 (a partir da trad. rev. Tournay)
«Como não vindes do mundo, 
pois fui Eu que vos escolhi
do meio do mundo, 
por isso é que o mundo vos odeia.»
O Senhor quis que nos alegrássemos, que rejubilássemos de alegria quando somos perseguidos (Mt 5, 12), porque, com as perseguições, vem-nos também a coroa da fé (Tg 1, 12), pois é nessa altura que os soldados de Cristo dão prova do que são, que os céus se abrem ao seu testemunho. Não pertencemos à milícia de Cristo para vivermos descansados, para repousarmos durante o serviço, quando o Mestre da humildade, da paciência e do sofrimento pertenceu à mesma milícia antes de nós. E aquilo que Ele nos ensinou, que foi o primeiro a cumprir e que nos exorta a cumprirmos também, foi que Ele próprio sofreu antes de nós e por nós. 
Para participarem nas competições dos estádios, os homens exercitam-se, treinam, e são objeto de grandes honras quando, diante da multidão, recebem o prêmio. Mas eis aqui uma prova ainda mais nobre e extraordinária, em que é diante de Deus que combatemos, nós que somos Seus filhos, e em que Ele mesmo nos concede a coroa celestial (I Cr 9, 25). Também os anjos nos olham e é Cristo Quem nos assiste. Armemo-nos, pois, com todas as nossas forças para travarmos o bom combate, de alma generosa e fé íntegra.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário