terça-feira, 30 de março de 2010

05 de Abril de 2010 – 2ª-feira das Oitavas da Páscoa

Atos dos Apóstolos 2, 14.22-33
De pé, com os Onze, Pedro ergueu a voz e dirigiu-lhes então estas palavras: “Homens da Judéia e todos vós que residis em Jerusalém, ficai sabendo isto e prestai atenção às minhas palavras. Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré, Homem acreditado por Deus junto de vós, com milagres, prodígios e sinais que Deus realizou no meio de vós por seu intermédio, como vós próprios sabeis, este, depois de entregue, conforme o desígnio imutável e a previsão de Deus, vós o matastes, cravando-o na cruz pela mão de gente perversa. 
Mas Deus ressuscitou-o, libertando-o dos grilhões da morte, pois não era possível que ficasse sob o domínio da morte. Davi diz a seu respeito: ‘Eu via constantemente o Senhor diante de mim, porque Ele está à minha direita, a fim de eu não vacilar. Por isso o meu coração se alegrou e a minha língua exultou; e até a minha carne repousará na esperança, porque Tu não abandonarás a minha vida na habitação dos mortos, nem permitirás que o teu Santo conheça a decomposição. 
Deste-me a conhecer os caminhos da Vida, hás de encher-me de alegria com a tua presença.’ Irmãos, seja-me permitido falar-vos sem rodeios: o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e o seu túmulo encontra-se, ainda hoje, entre nós. 
Mas, como era profeta e sabia que Deus lhe prometera, sob juramento, que um dos descendentes do seu sangue havia de sentar-se no seu trono, viu e proclamou antecipadamente a ressurreição de Cristo por estas palavras: ‘Não foi abandonado na habitação dos mortos e a sua carne não conheceu a decomposição.’ Foi este Jesus que Deus ressuscitou, e disto nós somos testemunhas. 
Tendo sido elevado pelo poder de Deus, recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou-o como vedes e ouvis.” 

Salmos 16 (15), 1-2.5.7-8.9-10.11
Defende-me, ó Deus, porque em ti me refugio.
Digo ao SENHOR: "Tu és o meu Deus,
és o meu bem e nada existe acima de ti."
SENHOR, minha herança e meu cálice,
a minha sorte está nas tuas mãos.
Bendirei o SENHOR porque Ele me aconselha;
até durante a noite a minha consciência me adverte.
Tenho sempre o SENHOR diante dos meus olhos;
com Ele a meu lado, jamais vacilarei.
Por isso, o meu coração se alegra e a minha alma exulta
e o meu corpo repousará em segurança.
Pois Tu não me entregarás à morada dos mortos,
nem deixarás o teu fiel conhecer a sepultura.
Hás de ensinar-me o caminho da vida,
saciar-me de alegria na tua presença,
e de delícias eternas, à tua direita.

Evangelho segundo São Mateus 28, 8-15
Afastando-se rapidamente do sepulcro, cheias de temor e de grande alegria, as mulheres correram a dar a notícia aos discípulos. Jesus saiu ao seu encontro e disse-lhes: «Salve!» Elas aproximaram-se, estreitaram-lhe os pés e prostraram-se diante dele. Jesus disse-lhes: «Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galiléia. Lá, me verão.» 
Enquanto elas iam a caminho, alguns dos guardas foram à cidade contar aos sumos sacerdotes tudo o que tinha acontecido. Eles reuniram-se com os anciãos; e, depois de terem deliberado, deram muito dinheiro aos soldados, recomendando-lhes: «Dizei isto: 'De noite, enquanto dormíamos, os seus discípulos vieram e roubaram-no.’ E, se o caso chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e faremos com que vos deixe tranqüilos.» 
Recebendo o dinheiro, eles fizeram como lhes tinham ensinado. E esta mentira divulgou-se entre os judeus até ao dia de hoje. 

 Comentário ao Evangelho:
“Ide dizer aos Meus irmãos
 que se dirijam para a Galiléia: 
pois é lá que eles Me verão.”
Maria Madalena e a outra Maria foram ao sepulcro, não para ungir Jesus como em Marcos, mas para ver o sepulcro. As duas mulheres serão as primeiras destinatárias da mensagem da ressurreição e também as encarregadas de fazer chegá-la aos discípulos.
O anjo explica às mulheres o significado do túmulo vazio: Jesus ressuscitou. Depois de comunicar-lhes essa boa notícia, lhes dá uma missão: comunicar aos discípulos para que se dirijam à Galiléia, que ali vão encontrar-se com Ele.
Cristo ressuscitado é o fundamento da nossa fé. A ressurreição se torna sinal de fé e de contradição. Alguns tornam-se testemunhas desse acontecimento. Outros permanecem indiferentes. Cristo revela-Se aos que crêem.

Fontes:
Diário Bíblico 2010, Ed. Ave-Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário