sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

04 de Fevereiro de 2010 - Quinta-feira da 4ª Semana do Tempo Comum

I Reis 2, 1-4.10-12
Aproximando-se o fim de Davi, deu ele ao seu filho Salomão as suas (últimas) instruções : “Eu me vou, disse ele, pelo caminho que segue toda a terra. Sê corajoso: porta-te como homem. Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus; anda em seus caminhos, observa suas leis, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, tais como estão escritos na lei de Moisés. Desse modo serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em tudo o que empreenderes, e o Senhor cumprirá a promessa que me fez, isto é, que eu terei sempre um de meus descendentes no trono de Israel, se meus filhos guardarem seus caminhos e andarem diante dele com fidelidade, de todo o seu coração e de toda a sua alma.”
Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. Reinou quarenta anos sobre Israel: sete anos em Hebron e trinta e três em Jerusalém. Salomão sentou-se no trono de Davi, seu pai, e seu reino foi solidamente estabelecido. 

I Crônicas 29, 10-12
Sê bendito para todo o sempre, SENHOR, Deus do nosso pai Israel! 
A ti, SENHOR, a grandeza, o poder, a honra, a majestade e a glória,
porque tudo te pertence no céu e na terra. A
ti, SENHOR, a realeza, pois estás soberanamente elevado acima de todos os seres. 
É de ti que vêm a riqueza e a glória, és Tu o SENHOR de todas as coisas,
na tua mão residem a força e o poder.
Ela tem o poder de dar grandeza e solidez a todas as coisas. 

Evangelho segundo São Marcos 6, 7-13 
Chamou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes poder sobre os espíritos malignos. Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser um cajado: nem pão, nem alforje, nem dinheiro no cinto; que fossem calçados com sandálias e não levassem duas túnicas. 
E disse-lhes também: «Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela até partirdes dali. E se não fordes recebidos numa localidade, se os seus habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles.» 
Eles partiram e pregavam o arrependimento, expulsavam numerosos demônios, ungiam com óleo muitos doentes e curavam-nos. 

 Comentário ao Evangelho do dia feito por
Concílio Vaticano II 
Decreto sobre a atividade missionária da Igreja, «Ad Gentes», §§ 10-11.
«Chamou os Doze e começou a enviá-los»
Enviada por Cristo a manifestar e comunicar a todos os homens e povos a caridade de Deus, a Igreja reconhece que tem de levar a cabo uma ingente obra missionária. [...] A fim de poder oferecer a todos o mistério da salvação e a vida trazida por Deus, a Igreja deve inserir-se em todos os agrupamentos humanos, impelida pelo mesmo movimento que levou o próprio Cristo, na encarnação, a sujeitar-Se às condições sociais e culturais dos homens com quem conviveu. [...]
Todos os fiéis cristãos, onde quer que vivam, têm a obrigação de manifestar, pelo exemplo da vida e pelo testemunho da palavra, o homem novo de que se revestiram pelo Batismo, e a virtude do Espírito Santo por Quem, na confirmação, foram robustecidos, de tal modo que os demais homens, o verem as suas boas obras, glorifiquem o Pai (Mt 5, 16) e compreendam mais plenamente o sentido genuíno da vida humana e o vínculo universal da comunidade humana.
Para poderem dar frutuosamente este testemunho de Cristo, unam-se a esses homens com estima e caridade, considerem-se a si mesmos como membros dos agrupamentos humanos em que vivem, e participem na vida cultural e social através dos vários intercâmbios e problemas da vida humana; [...] façam assomar à luz, com alegria e respeito, as sementes do Verbo neles adormecidas. Mas atendam, ao mesmo tempo, à transformação profunda que se opera entre os povos e trabalhem por que os homens do nosso tempo não dêem tanta importância à ciência e à tecnologia do mundo moderno, que se alheiem das coisas divinas, mas, antes pelo contrário, despertem para um desejo mais profundo da verdade e da caridade reveladas por Deus. Assim como o próprio Cristo perscrutou o coração dos homens e, por meio da Sua conversação verdadeiramente humana, os conduziu à luz divina, assim os Seus discípulos, profundamente imbuídos do Espírito de Cristo, tomem conhecimento dos homens no meio dos quais vivem, e conversem com eles, para que, através de um diálogo sincero e paciente, eles aprendam as riquezas que Deus liberalmente outorgou aos povos. Mas esforcem-se também por iluminar essas riquezas com a luz evangélica, por libertá-las e restituí-las ao domínio de Deus Salvador.

 Fontes :
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=readings&localdate=20100204
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=commentary&localdate=20100204

Nenhum comentário:

Postar um comentário